Satisfação absoluta, ou seu dinheiro de volta.

Tuesday, December 19, 2006

Clonar disco rígido

Como clonar um hd?




A primeira opção é levar para um técnico de informática que vai cobrar R$35,00 reais para fazer o serviço ou um amigo que vai recomendar usar o norton ghost, a outra é um jeito muito mais simples, sem a necessidade de fazer downloads de programas, cracks, etc.
Basta um LiveCD do Linux (Ubuntu, Gentoo, Kurumim, Knoppix, etc) que você grava num cd ou no próprio pend
rive e reinicia o computador configurando o setup da bios para ler o cd ou o pendrive primeiro. (obs. só as bios mais novas suportam carregar um sistema pelo pendrive). Quando o sistema carregar, no terminal mesmo, basta digitar o comando:
dd if=/dev/hda of=/dev/hdb
onde hda e hdb são os discos de origem e destino, respectivamente. (obs. esses nomes podem variar de acordo com o sistema, é preciso verificar qual é o dispositivo certo, por exemplo, se você estiver trabalhando com discos sata, provavelmente verá algo como sda) - para saber qual é, um jeito é digitar os comando dmesg | grep "sd" onde "sd" procura por algum disco sata (também encontra dispositivos usb). Se você quiser procurar dispositivos ide troque o "sd" por "hd".

O processo demora dependendo do tamanho do disco rígido.
Mais informações?
Artigo do site Viva-o-Linux! e um outro artigo (em inglês).

Adendo: Com o dd também dá pra copiar apenas algumas partições, a sintaxe é a mesma, e lembrado o comentário do Gustavo, se tiver em uma rede utilize o UDPCast

1 comment:

Gustavo said...

NOOOOSSSAAAA!!! Depois dessa dica vou até clonar o meu HD!!!
Ow, mas se o HD estivesse num PC separado e você quizesse só algumas partições dele e tal hein? Então, eu recomendo o uso do UDPCast(http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=923)
foi o que eu usei no EAP é claro, clonando 10 máquinas ao mesmo tempo pela rede. Só não se esquecer e usar um cabo cross quando for usar um PC ligado direto no outro, sem passar por um hub.