Satisfação absoluta, ou seu dinheiro de volta.

Wednesday, August 01, 2007

O idealismo pragmático

"Stand for something,
or you will fall for nothing"




Cada decisão que uma pessoa toma é baseada em valores e princípios. Pode-se ter diferentes ideais. Fama, lucro, amor, sobrevivência, alegria e liberdade são apenas algumas premissas que uma pessoa normal deveria ter. Quando o objetivo é ajudar os outros e a si mesmo, nós podemos chamar isso de idealismo.

Se você deseja ter sucesso em algo, apenas idealismo não é suficiente - você precisa escolher um método que ajude a alcançar este objetivo. Em outras palavras, é preciso ser pragmático.

Eu acredito que o movimento para o software livre (free software) é um meio para difundir a liberdade e a cooperação, mas não é só isso...

Vejamos a visão capitalista do mundo: individualismo, egocentrimos, o lucro como *único* ideal. Parece que tudo isso é fácil de evitar, será mesmo?

O software livre (S.L.) como "alguma-coisa-grátis" é a maneira que muitos encaram sua utilização e explicam sua popularização. Porquê um grupo de cientistas, programadores e hackers iriam se interessar em públicar softwares de alto nível técnico? Parte da ideologia do movimento para o software livre pode ser encontrada no site da free software foundation, contudo gostaria de esclarecer alguns aspectos referentes a mercado ($) com S.L. e tentar quebrar um paradigma.

Uma das vantagens do Software Livre é que se tem um mercado livre para qualquer tipo de serviço ou suporte. Então, se você está usando um software em seu negócio, e quer um bom suporte, você pode escolher as pessoas para ir fazê-lo. Você tem a escolha de empresas que estão no negócio de prover suporte. Então eles terão que ter, no geral, que te dar bom suporte ou você vai procurar outra pessoa. Com o software proprietário, o suporte é um monopólio. Existe uma companhia, normalmente, que possui o código fonte e apenas eles podem oferecê-lo suporte. então, normalmente, você está à mercê de um monopólio.

* Partes deste texto são baseados no artigo: "Copyleft: Pragmatic Idealism" por Richard Stallman

* Algumas idéias estão no filme "Revolution OS"

1 comment:

as said...

Cara, esse é o verdadeiro conceito, uma pena que as pessoas vivem cegas na escuridão.